O Curso de Engenharia Elétrica, Modalidade Eletrônica, forma o Profissional na área de eletrônica, capaz de desenvolver, executar e dirigir projetos de circuitos integrados e circuitos eletrônicos em circuito impresso, estudando características, especificações, analisando defeitos, propondo soluções, faz desenhos, elabora métodos de trabalho, define recursos e quaisquer outros dados necessários para o desenvolver de um projeto, com base em especificações técnicas, para garantir o funcionamento de instalações, aparelhos e equipamentos eletrônicos, dentro de padrões técnicos exigidos. O curso prepara o profissional para ser um especialista em equipamentos e instalações de eletrônica, envolvendo a área de conectividade incluindo transmissão e transporte de dados, voz e vídeo.
Esse Engenheiro é responsável por instalar e manter equipamentos, circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e de automação de processos industriais.
No setor de comunicações, o profissional cuida do planejamento e da instalação de centrais e serviços de telefonia fixa e móvel e implanta tecnologias de transmissão e decodificação de sinais digitais.
No setor de automação, ele adapta softwares para integrar e controlar máquinas de grandes indústrias. Também verifica a qualidade da produção e aplica testes de produtos de eletrônica industrial.
Em ambas as áreas como já citado ele pode participar da manutenção dos equipamentos.
Onde atua o Engenheiro em Eletrônica?
O Engenheiro Eletricista desenvolve todas as atividades descritas na definição de engenharia, podendo atuar de forma empreendedora nas seguintes organizações:
- Empresas concessionárias de serviços de telecomunicações;
- Indústrias de manufatura de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações;
- Empresas de Teleinformática: internet, bancos de dados, desenvolvimento de software (algoritmos) em linguagem baixa, etc;
- Indústrias em geral, nas áreas de Automação industrial;
- Telecomunicações e comunicações de dados;
- Qualidade;
- Gestão de equipes, etc;
- Além de poder atuar como profissional liberal.