Modalidade Telecomunicações:
Curso de Engenharia Elétrica, Modalidade Telecomunicações, forma o profissional na área de eletricidade, capaz de projetar , executar e dirigir propostas de aplicação na área de comunicação eletrônica, estudando características, especificações, preparar projetos gráficos ou matemáticos, conceber métodos de trabalho, definir recursos necessários e outros dados requeridos, com base em especificações técnicas estabelecidas, assim garantindo o funcionamento de equipamentos eletrônicos instalados dentro dos padrões técnicos exigidos, além de ser um especialista em equipamentos e instalações de Telecomunicações, envolvendo a área de dados, voz, transporte e vídeo. Sendo que este profissional detém maior e mais aprofundado conhecimento sobre eletromagnetismo e os protocolos de comunicação que o profissional habilitado na modalidade Eletrônica.
Esse Engenheiro desenvolve e implanta sistemas de transmissão de sinais digitais e analógicos por meio de satélites, cabos metálicos, fibras ópticas e microondas. Ele aprimora o padrão de qualidade dos sinais e controla os equipamentos de difusão de emissoras AM e FM, TVs por assinatura e de serviços de comunicação via rádio. Também atua nas redes de telefonia fixa e móvel, gerencia sua operação, estuda a viabilidade de sistemas e acompanha o cabeamento e a conexão de telefones, o teleprocessamento e a comunicação de dados a distância. Planeja, ainda, a utilização de redes LAN, WAN, internet e intranet. Pode analisar projetos de telecomunicações, dar suporte técnico e operar sistemas que envolvam fibras ópticas, antenas e satélites.
Onde atua o Engenheiro em Telecomunicações?
O Engenheiro Eletricista desenvolve todas as atividades descritas na definição de engenharia, podendo atuar de forma empreendedora nas seguintes organizações:
- Empresas concessionárias de serviços de telecomunicações;
- Indústrias de manufatura de equipamentos eletro-eletrônicos e de telecomunicações;
- Telecomunicações e comunicações de dados;
- Qualidade;
- Gestão de equipes;
- Além de poder atuar como profissional liberal.