Contexto da Imagem

Notícia

Luciano Lisboa é destaque em Paris e convidado para membro de WG do CIGRÉ

16/10/2018

Professor Luciano Antonio Calmon Lisboa do Departamento de
Engenharia Elétrica (DEE) da POLI/UPE, apresentando seu trabalho

 

     Discutir problemas, soluções e tendências da área de proteção e controle de sistemas elétricos de potência, visando a melhorar sistemas de energia elétrica de hoje e de amanhã no mundo são os principais objetivos do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Cigré que se reúne a cada dois anos em Paris, na França. Este ano, o professor Luciano Antonio Calmon Lisboa, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE se destacou e foi convidado a participar como membro permanente, representando o Brasil, no Working Group (WG) 5.64 “Methods for Specification of Functional Requirements of Protection, Automation And Control”, ocasião em que apresentou na Cigre Paris Session, proposta intitulada “Formal Methods to Power-System Based on Petri Nets”.
     O trabalho acadêmico apresentado pelo professor Luciano Lisboa propõe a utilização de área de proteção e controle de sistemas elétricos de potência, através de métodos formais. Ele deverá desenvolvê-lo também dentro das atividades do grupo de trabalho (WG). Na sessão plenária do B5 (Proteção e Controle), o professor do Departamento de Engenharia Elétrica – DEE/POLIUPE, Luciano Lisboa, contribuiu de forma efetiva expondo o tema “User Experience and Current Practice with IEC 61850 Process Bus”, e ainda participou ativamente dos tutoriais “B5-Challenges and solutions for the maintenance of fully digital substation” e "C5-Global Overview of demand response markets and regulations”.
     O Cigré é uma associação internacional sem fins lucrativos que promove a colaboração entre especialistas de todo o mundo, compartilhando conhecimentos e unindo forças para melhorar os sistemas de energia elétrica de hoje e de amanhã – declarou o mestre pernambucano, professor da POLI/UPE, Luciano Antonio Calmon Lisboa.


Voltar