Contexto da Imagem

Notícia

Professora da UPE mentora estudantes do colegial dos EUA em conjunto com o MIT e a Universidade de Boston em projeto de pesquisa de Verão

26/08/2019

A professora do curso de Física de Materiais da UPE, Gilvânia da Silva Vilela, participou, no último dia 09 de agosto de 2019, do programa de Pesquisa em Ciência e Engenharia - Research in Science & Engineering (RISE) – promovido pela Universidade de Boston (BU) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). 

O programa RISE, criado pelo departamento de Física da BU em 1978, proporciona a estudantes selecionados do colegial a oportunidade de desenvolverem projetos em laboratórios de pesquisa, no campus da BU e do MIT. O projeto é desenvolvido durante seis semanas das férias de Verão. Em 2019, o programa recebeu aproximadamente 100 estudantes que, além dos trabalhos realizados nos laboratórios, também participaram de workshops sobre desenvolvimento de suas carreiras profissionais. 

Gilvânia Vilela foi mentora, juntamente com o pesquisador sênior do MIT, Dr. Jagadeesh S. Moodera, da estudante Ivory Tang da Palo Alto Senior High School e do estudante Jimmy Shi da Riverside STM Academy. Os projetos com títulos “Enhancing Ferromagnetism and Tuning Magnetic Anisotropy Utilizing Spin-Orbit Interaction” e “Tuning Anisotropy in Thin Films and Valve Structures” foram apresentados no Simpósio do RISE. Ambos os projetos foram desenvolvidos no Francis Bitter Magnet Laboratory, localizado no Plasma Science and Fusion Center do MIT.


Voltar