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PROFESSOR E ALUNOS DE ELÉTRICA DA POLI APRESENTAM TRABALHO NO RS

10/04/2018

“Utilização de Sistemas de Geração de Energia Solar Fotovoltaica Híbrida (off grid e on grid) em Caminhões Frigoríficos“ é o tema do artigo que o professor Carlos Frederico Dias Diniz e três alunos do Curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica de Pernambuco – POLI/UPE apresentam na próxima semana, período de 17 a 21 de abril, no VII Congresso Brasileiro de Energia Solar-2018, no Centro de Evento da Fundação de Apoio da Universidade de Pernambuco do Rio Grande do Sul, em Gramado. O trabalho mostra o quanto se pode economizar com a substituição de combustível fóssil por fonte renováveis, e o mais importante é que o sistema evitará a emissão de 353 toneladas de CO2 na atmosfera ao longo da sua vida útil, o equivalente a emissão de C02 de 122 veículos por um período de um ano.

O professor Carlos Frederico Diniz, que ministra as disciplinas ”Medidas Elétricas” e “Combate ao Desperdício de Energia” explica que a pesquisa foi baseada na vertente da economia de energia incentivada pela política do carbono. Para tanto, utilizou-se uma simulação de geração em software para mensurar a economia gerada pelo sistema “on grid” (ligação na rede elétrica da concessionária), levantando-se os custos dos sistemas e também a economia gerada por estes ao longo de sua vida útil.

Acrescenta ainda, que para realizar o cálculo da relação custo-benefício utilizando-se um investimento de R$ 114.787,74, ter-se-á uma economia ao longo dos 25 anos de vida útil do sistema de R$ 331.385,72, obtendo um retorno do investimento (simples) a partir do 11° ano de funcionamento do sistema.

A pesquisa realizada pelo docente Carlos Frederico Diniz e os alunos Alexandre Carlos de Araújo Gomes, Anderson de Souza Rodrigues e Caio Cesar Gomes Soares Dias, do Curso de Engenharia Elétrica da POLI/UPE e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC-POLI 2017, visa comprovar a viabilidade da implantação de um sistema solar fotovoltaico para suprir o consumo do refrigerador dos caminhões frigoríficos, através da substituição de combustível fóssil por fonte renováveis.


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