Física de Materiais

A Física é o conhecimento da natureza. Envolve o estudo da matéria, suas interações e dinâmicas no espaço-tempo. Com seus fundamentos na investigação dos constituintes mais fundamentais do universo, a pesquisa em Física, aliada às suas aplicações, é o motor do desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade moderna, participando continuamente das transformações ocorridas nos processos de geração e utilização do conhecimento científico.

O bacharel em Física de Materiais é o profissional responsável pela pesquisa básica aplicada em novos materiais. Sua ocupação está essencialmente concentrada em institutos de pesquisa, empresas, indústrias e universidades. Objetiva-se que o profissional em Física de Materiais da Universidade de Pernambuco tenha sua atuação nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando-se nas áreas de optoeletrônica, eletrônica, robótica, biologia, química, fármacos, mecânica, energia, medicina e computação.

O acelerado desenvolvimento tecnológico da atualidade exige a formação de profissionais que dominem conhecimentos básicos da Física, como os fundamentos da Mecânica, da Termodinâmica, do Eletromagnetismo, a Estrutura da Matéria e a Mecânica Quântica, além de conhecimentos específicos, como novas tecnologias, novos materiais, redes complexas, inteligência artificial, computação quântica e ciência de dados. O profissional do futuro formado domina conceitos científicos complexos, conhece suas aplicações e são capazes de aprender rapidamente. Esse é o profissional que está preparado para não só ser parte do futuro, mas também de moldá-lo, tornando-se agente ativo da transformação tecnológica mundial.

O ingresso no Curso de Física de Materiais se dá de dois modos:

  • Por concurso vestibular, com uma entrada anual com 20 vagas;
  • Por transferências internas e externas (consultar normas e editais vigentes).

Docentes do curso de Física de Materiais:

Coordenação do curso:

Coordenador(a): Profa. Dra. Gilvânia Lúcia da Silva Vilela
Vice-coordenador: Prof. Dr. André Luis da Mota Vilela
Contato: coordfismat@poli.br